domingo, 24 de julho de 2011

Bancada - Junkers Ju-52 "Toucan" Italeri 1/72




Olá Amigos do Plástico!

Estou iniciando um novo trabalho. Como estou participando de um Grupo de Montagem Virtual no fórum do Model Ribeirão vou aproveitar o "embalo" e postar a sequência  dos trabalhos aqui em nosso blog também para que todos possam acompanhar.

O kit que escolhi foi o Junkers Ju-52 "Toucan" da Italeri na escala 1/72.

Antes de falar do kit vamos fazer uma pequena introdução sobre esta bela aeronave usada pela Alemanha no ínício do século XX.


Junkers Ju-52 - O "Tia Ju"


Junkers Ju 52 é um avião alemão com motor a pistão fabricado entre 1932 e 1945 pela empresa Junkers, com capacidade de 17 passageiros. Também é conhecido como "Tante Ju" (Tia Ju) ou Auntie Ju, e apelidado pelas tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial como "Iron Annie". Foram produzidas mais de 4.000 unidades para utilização civil e militar. É um dos aviões mais bem sucedidos na história da aviação européia.

Projetado por Ernst Zindel na fábrica da cidade de Dessau, o modelo inicial tinha apenas um motor, o Ju 52/1m. Seu protótipo foi produzido em 1931 e certificado no mesmo ano pelo Ministério dos Transportes do Reich. Devido a falta de interesse por parte dos compradores, principalmente da Deutsche Lufthasa, foram adicionados ao avião mais dois motores para aumentar seu desempenho, mudando sua denominação para Ju 52/3m. O 3m significa drei motoren, ou três motores. Algumas fontes indicam ter sido da empresa Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) o pedido pela adição de mais dois motores, enquanto outras afirmam ser a requisição da Deutsche Lufthasa. Fabricado com motores BMW, alguns modelos para exportação também utilizavam motores Pratt & Whitney Wasp ou Bristol Pegasus.



O Ju 52 foi uma peça fundamental na Operação Merkur (invasão alemã da ilha de Creta) no ano de 1941, como avião de transporte de para-quedistas. A operação foi considerada um sucesso, pois seus objetivos de conquista foram alcançados. No entanto, as baixas de para-quedistas foram grandes e pouco mais da metade dos 493 aviões que participaram da invasão foram danificados ou destruídos. Devido as altas perdas humanas e materiais desta operação, não foi realizada pela Alemanha mais nenhuma grande ofensiva utilizando tropas aerotransportadas.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_52


O Kit Italeri

Vamos falar do kit rapidamente.

Bom... Italeri, para quem conhece sabe que é uma marca que sempre trás kits de boa qualidade. E este não iria ficar de fora.


Este kit vem com várias figuras de pilotos e tripulantes, várias versões de interior, macas de socorro, bancos de passageiros ou paraqueditas e muitos outros detalhes.
Praticamente não existem rebarbas e sobras de plástico nas árvores e os detalhes também são de muito boa qualidade.





As transparências estão em ótimo estado e vem embaladas em bag separado, ajudando a proteger mais contra riscos e danos maiores.


Os decais estão bem impressos e o verniz parece intacto. Como de costume, atualmente não vemos mais a suástica alemã. São 4 versões para este modelo.


As instruções são simples e bem explicadas. É impresso em folhas grandes e facilitam a visualização das etapas.


Na lateral da caixa existe uma foto mostrando rapidamente as 4 versões em cores. Confesso que ainda estou estudando qual farei, mas provavelmente será a Luftwaffe 4/KGZbV 1 Crete 1941.



É isso...  Agora é lavar as árvores e começar a brincadeira.


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...