sábado, 16 de abril de 2011

Tutorial - Fazendo Capim


Saudações Amigos do Plástico!

Em dois trabalhos realizados em 2010 eu utilizei algumas anternativas para criar vegetação para os dioramas. Usando cordas de cisal, relevo 3D e tintas de artesanato consegui um resultado que achei satisfatório.

Depois de postar estes trabalhos (Luftwaffe Corner e Base para o Stuka) recebi algumas mensagens perguntando como foi feito. Por isso resolvi criar este pequeno tutorial para ajudar aqueles que querem experimentar a técnica. É simples e fácil de fazer e se algum amigo quiser opinar e dar sugestões sinta-se a vontade.

Vamos lá...

Materiais e Ferramentas:

 - Corda ou barbante de cisal
 - Relevo 3D (produto encontrado em casas de artesanato)
 - Tesoura ou estilete
 - tintas de artesanato ou a critério do modelista
 - Pinceis macios e pequenos



Aplique uma porção do Relevo no local onde pretende criar a vegetação. Este produto chamado de Relevo 3D usado em artesanato tem a consistência parecida com a cola branca sendo um pouco mais viscoso.




IMPORTANTE: Antes de prosseguir espere cerca de 5 a 10 minutos (dependendo do clima) para aplicar o sisal. Espere para que o relevo fique um pouco mais consistente e consiga manter o sisal em pé.

Corte com tesoura ou estilete uma porção do sizal que seja compatível com a cena do diorama que está montando.



Plante o sisal no relevo com muito cuidado para que pemaneça em pé. Ajuste caso seja necessário.



Aguarde cerca de 1 a 2 horas (dependendo do clima) para que o relevo seque o bastante para deixar o capim firme para receber pintura.



Dependendo da marca do relevo ele ficará mais transparente ou menos transparente, mas isso levará mais de 12 horas.
De qualquer forma, mesmo transparente o relevo ficará com a aparência de cola e por isso deve ser pintado ou aplicado material de terreno (serragem, areia, etc) para encobrir sua aparêcia brilhante.

Depois que você se certificar que o relevo está seco o suficiente para que mantenha o capim no lugar para receber tinta poderá iniciar a pintura.

Use tinta bem diluída e pincel macio e pequeno para poder pintar todo o sisal por dentro e por fora. Pinte na tonalidade de acordo com a cena do diorama que estiver montando.





Outro Exemplo:






Abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. excelente dica vou experimentar...pois até agora estava fazendo com papel recortado fininho onde posteriormente é aplicada uma camada de super bonder... para depois pintar....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...