sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tutorial - Câmara para Limpeza de Aerógrafo

Saudações Amigos do Plástico!

Hoje trago para vocês uma idéia que vi na internet e resolvi fazer algumas adaptações.

Trata-se de uma câmara para limpeza de aerógrafo.

Muitas vezes usamos thinners e outros solventes agressivos à nossa saúde na prática do plastimodelismo e um acessório simples como este pode minimizar os riscos de inalação dos vapores tóxicos emitidos ao se limpar o aerógrafo.

Se você utilizá-lo associado a uma máscara, dessas que se vende em drogarias e lojas de material hospitalar, terá um resultado ainda melhor para a sua saúde.

É um acessório bem artesanal mas funciona muito bem. São idéias minhas desenvolvidas por pura observação e se vocês tiverem sugestões a fazer fiquem a vontade em contribuir.

Vamos lá!

Material:

- Um recipiente plástico de sorvete
- Papelão
- Pano velho ou papel toalha



Corte o papelão em retângulos no formato interno do seu recipiente plástico. O formato e as dimensões dependerão do recipiente que escolher. Não precisa se preocupar em medidas exatas. Basta cortar num tamanho que se ajuste dentro do recipiente.

Estes retângulos servirão para reter a nuvem de solvente dentro do recipiente. A quantidade também depende da altura do recipiente. No meu caso preparei 3 unidades.

Faça furos com uma tesoura ou caneta para que estes "filtros" deixem o solvente passar para as camadas debaixo sem exercer muita pressão desnecessária nas primeiras camadas.

Não se esqueça de dobrá-los para que fiquem a uma certa distância um do outro.





No "filtro" que ficará na primeira camada faça uma abertura maior para que o jato de solvente possa passar livremente para as camadas debaixo.



Coloque no fundo do recipiente um pano velho ou papel toalha para que possa absorver melhor o solvente. Aqui você poderá usar qualquer material que absorva o solvente e mantenha ele no fundo. Até restos do próprio papelão pode ser usado.



Coloque os "filtros" um sobre o outro deixando aquele com a abertura maior por último.







Faça uma abertura no centro da tampa com um tamanho suficiente para passar o bico do aerógrafo. Não faça uma abertura muito grande para que a nuvem de solvente não volte a sair da câmara.



Feche o recipiente e pronto. Sua câmara está pronta para ser usada.





Com o tempo troque o material do fundo por outro pano velho ou novas folhas de papel toalha ou papelão.


Abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...